Serviço de Orientação Educacional – SOE

A proposta de ensino para a Educação Infantil da Escola Atual está pautada entre o cuidar e educar, onde entendemos que essas são práticas indissociáveis para o desenvolvimento da criança de forma integral, sendo o professor uma ponte mediadora que estimula suas potencialidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.

Para nós, esta privilegiada etapa da educação básica consiste em interações e brincadeiras que estimulam o aprendizado.

Através de atividades lúdicas e que instigam a curiosidade, enfatizamos os saberes essenciais que permitem o conhecimento de si próprio e do mundo ao seu redor. Incentivamos o desempenho da linguagem oral e corporal, o raciocínio lógico-matemático e a criatividade por meio de fazeres artísticos, sempre despertando o protagonismo.

Nosso espaço é organizado de forma a proporcionar aconchego, segurança e experiências significativas em cada ambiente por onde nosso educando passar. O acolhimento individual, que nos permite conhecer nosso aluno pelo nome e a preocupação em formar cidadãos do bem, são alguns de nossos diferenciais.

PROJETOS DO SOE

Ação Social (Educação Infantil ao Ensino Médio)
Escola da Inteligência (Ensino Fundamental I)
Formação de Valores (Ensino Fundamental II)
Mentoria de Estudos (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)
Orientação Vocacional (Ensino Médio)
Prevenção ao Bullying (Educação Infantil ao Ensino Médio)
Projeto de Vida (Ensino Médio)
Projeto Escuta Ativa (Ensino Fundamental I e II)
Representantes de Turma (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio)

TRABALHOS DO SOE

Acolher os alunos, especialmente os novos;

Atender diariamente os alunos para adaptá-los ao processo educacional, sendo um suporte entre família, alunos e escola, fazendo intervenções nas turmas e, assim, orientando as relações interpessoais;

Comunicar às famílias as questões da vida escolar do aluno (comportamento, dificuldades), baseando-se em dados colhidos dos professores e das observações realizadas, sempre que necessário;

Acompanhar e encaminhar, individualmente, alunos que apresentem dificuldades (emocionais, cognitivas, comportamentais, de relação com os colegas) a profissionais da educação especializados para maior adaptação e compreensão da proposta educacional;

Estar em constante diálogo com profissionais que prestam atendimento aos alunos para traçar estratégias de melhor crescimento e desenvolvimento educacional dos alunos em relação às suas especificidades.

Planejar palestras para pais, professores e alunos com vistas à reflexão crítica das temáticas socioemocionais;

Analisar o desempenho dos alunos durante o ano letivo antes e após as avaliações parciais e finais